terça-feira, 25 de outubro de 2011

EDEMA AGUDO DO PULMÃO






É o acúmulo de fluidos nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões. O edema pulmonar está quase sempre associado a insuficiência cardíaca aguda ou crônica (ICC). O diagnóstico do EAP é clínico e suas manifestações são dependentes do grau de líquidos acumulados nos pulmões.

CAUSAS:

Nos pulmões , as trocas gasosas do sangue , ocorrem entre os capilares pulmonares ( pequenos vasos ) e os alvéolos . No edema agudo de pulmão , ocorre um acúmulo anormal de líquido nos pulmões ( conegestão pulmonar ) , por um aumento da pressão sanguínea nesses capilares ( hipertensão venocapilar pulmonar ) , acarretando um deslocamento de líquido do sangue , para o interstício e , depois , para os alvéolos pulmonares .

No edema agudo de pulmão , o paciente literalmente " afoga-se com o seu próprio sangue ” . O sangue oxigenado nos pulmões , chega ao coração através do átrio esquerdo , passa pela válvula mitral , atingindo em seguida , o ventrículo esquerdo ( câmara cardíaca que bombeia o sangue para fora do coração , em direção ao cérebro e o restante do nosso organismo ) .

Um estreitamento da válvula mitral ( estenose mitral ) , pode levar a uma congestão pulmonar e ao edema agudo de pulmão . No entanto , a causa mais comum do edema agudo de pulmão é a disfunção do ventrículo esquerdo ( insuficiência ventricular esquerda ) , ou seja , uma incapacidade desta câmara em bombear o sangue para fora do coração .

Essa disfunção ventricular pode ser causada pela doença arterial coronariana ( presença de placas de gordura na parede das artérias do coração ) , em sua forma crônica ( cardiopatia isquêmica crônica ) ou aguda ( angina instável e infarto do miocárdio ). A disfunção ventricular esquerda ainda pode ter outras causas como : hipertensão arterial ( cardiopatia hipertensiva ), doenças da válvulas cardíacas ( além da estenose mitral , a estenose aórtica , a insuficiência aórtica e a insuficiencia mitral de graus severos , podem cursar com edema agudo de pulmão ), doenças do músculo cardíaco ( miocardiopatias : dilatada , restritiva e hipertrófica ) , arritmias cardíacas e distúrbios da condução elétrica do coração ( situações que aceleram ou lentificam demasiadamente o batimento cardíaco ) , entre outras doenças cardíacas.

Em algumas situações , a infusão excessiva de líquidos , por exemplo , através de soro endovenoso , pode acarretar um quadro de edema agudo de pulmão.

Fonte:
http://portaldocoracao.uol.com.br/doencas-cardivasculares.php?id=591
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico se baseia fundamentalmente na exploração física do enfermo e a radiografia de tórax. É muito característica a auscultação pulmonar no qual se ouvem os chamados crepitantes húmidos, em ambas bases pulmonares, devidos à transudação do co nteúdo do capilar sanguíneo para o alvéolo. A radiografia de tórax é o estudo mais útil para o diagnóstico do edema agudo de pulmão e nos mostra a presença de líquido no espaço pulmonar, em ocasiões também se observa um aumento do tamanho do coração (cardiomegalia). Para completar o diagnóstico se realizará um electrocardiograma, que ajudará a identificar se existe uma cardiopatia de base que tenha desencadeado o quadro, e uma analise de sangue e urina.

QUADRO CLÍNICO:
. Taquipnéia;

. Taquicardia;

. Palidez

. Sudorese

. Cianose

. Ortopnéia

. Tosse com expectoração branca ou rósea espumosa;

. Respiração superficial e ruidosa;

. Dispnéia;

. Paciente apresenta fáceis de angustia;

. Hipertensão


TRATAMENTO:


Objetivo: Reduzir o fluxo sangüíneo para o coração e aumentar a função ventilatória.


MEDICAMENTOS:


- Diuréticos – Furosemida (Lasix), Reduzir o volume intravascular;

- Digital – Lanosídeo (cedilanide);

- Morfina – Meperidina, abranda a ansiedade e diminui a taquipnéia, Reduz o retorno venoso;

- Aminofilina – Reduzir o broncoespasmo;


CUIDADOS DE ENFERMAGEM


Dieta: Restrição de sal e restrição de hídrica;

Elevação do débito com os membros inferiores pendentes;

Administração de oxigênio úmido, manter a permeabilidade das vias aéreas;

Auxiliar na intubação orotraqueal, caso seja necessário e aspiração;

Viabilizar acesso venoso;

Administrar medicamentos conforme prescrição médica;

Verificar SSVV;

Manter carro de urgência próximo ao leito do paciente;

Realizar controle hídrico;

Observar diurese e oferecer material para drenagem urinária (papagaio, comadre) após administração do diurético;

Apoio psicológico.

CASO CLÍNICO

•Mulher de 76 anos está hospitalizada Na unidade de terapia intensiva por edema agudo de pulmão. Ela faz uso de diltiazem de ação prolongada e hidroclortiazida, para tratamento de hipertensão arterial sistêmica, e apresenta história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), para a qual utiliza ipratrópio bromida e albuterol. Seu último eletrocardiograma, feito há dois meses, mostrou ritmo sinusal.
•Ao exame físico, obesa, com pulso de 175 bpm e irregular, freqüência respiratória de 29 mrm e PA 90/60. Pressão venosa centra de 20 cm de H2O. A ausculta pulmonar revela crepitações. A palpação do ictus, mostra-se localizado no sexto espaço intercostal esquerdo, na linha axilar anterior, com aproximadamente 3 cm de extensão. Levantamento paraesternal, Ausculta cardíaca – presença de terceira bulha (B3) e sopro sistólico de insuficiência mitral 2+/6+, no foco mitral.
•Uma radiografia de tórax mostrou cardiomegalia global e edema pulmonar. O eletrocardiograma mostra sobrecarga ventricular e fibrilação atrial com freqüência ventricular de 165 a 180 bpm.


fonte:
Desenvolvido pela enfermeira Ana Cristina de Araújo Andrade, Mestre da Escola de Enfermagem de Natal - UFRN e enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN.
1. TIMERMAN, A; SOUSA, J. E. M. R; PIEGAS, L. S. Urgências Cardiovasculares. 2ª Ed. Sarvier. São Paulo, 1996.
2. KNOBEL, E. Condutas no Paciente Grave. Ed. Atheneu, São Paulo. 1994.
http://www.pdamed.com.br/asspacgra/pdamed_0011_0021.php

2 comentários:

  1. Boa tarde ,tem como me ajuda...estou com dificuldades em fazer uma evolução de enfermagem de um paciente pós operatório de ortopedia.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ,tem como me ajuda...estou com dificuldades em fazer uma evolução de enfermagem de um paciente pós operatório de ortopedia.

    ResponderExcluir